Recursos que utilizo


Caráter multidisciplinar do meu trabalho

Meu trabalho é multidisciplinar. Nos meus atendimentos e programas visando a criação e o desenvolvimento de projetos pessoais e em equipe (Self Project Management) trabalho com um mix de métodos em que posso dosar o quanto é necessária a cada cliente a adoção de uma dessas abordagens:

1) uma proposta clínica clássica a médio prazo, onde a construção de uma relação requer um tempo mais longo;

2) métodos mais ágeis e focados, recentemente incorporados pela clínica e que por vezes são suficientes para a liberação das travas que aprisionam o cliente num determinado ponto de sua trajetória de  vida ou para alívio de situações de crise aguda.


Métodos que utilizo

O Self  Project Management  é um método  que  utiliza uma gama de  recursos que têm como objetivo permitir que o cliente possa encontrar sua liberdade a partir de  suas raízes e possa construir o sentido de sua vida e atingir sua independência relativa,  mantendo-se consciente de suas conexões essenciais com todos os seres humanos, com a natureza e as coisas. 

Relaciono a seguir os principais recursos e técnicas que venho utilizando e que incorporei a meu método Self Project Management. Utilizo os recursos abaixo de forma heterodoxa para atender às necessidades de cada situação ou cliente.


Manejo Clínico Winnicottiano

Sessão clínica vivida como jogo e experiência de criatividade, cuja finalidade é o fortalecimento  do Self verdadeiro do cliente para que este, sentindo-se real para si e observador de suas experiências, possa fazer suas  próprias e autênticas escolhas.

Criador: D. Winnicott, segundo a interpretação de Gilberto Safra.
Website: www.sobornost.com.br


Bioenergética

Manejo das tensões corporais para o equilíbrio emocional dentro de uma perspectiva psicanalítica.

Fundador: Dr. Alexander Lowen
Website Brasil: www.bioenergetica.com.br


EFT (Emotional Freedom Techniques)

Balanceamento dos  meridianos energéticos utilizados pela medicina chinesa para colapso das memórias traumáticas  e conseqüente  neutralização dos seus efeitos negativos na  percepção de si e  da realidade externa. Pelo equilíbrio conseguido entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático, esta técnica  produz alívio imediato dos sintomas psicossomáticos e coerência dos batimentos cardíacos, básica para o controle do stress.  Pode-se dizer que é uma técnica derivada da acupuntura, prescindindo das agulhas.

O livro Guérir (ver o site) de David Servan Schreiber, psiquiatra de Pittsburgh, mostra os resultados de várias pesquisas comprovando o uso da acupuntura para questões psíquicas. Um dos pontos interessantes diz respeito ao reequilíbrio entre o sistema nervoso simpático (do alerta) e o sistema nervoso parasimpático (do relaxamento) conseguido pela acupuntura e, posso garantir, pelo trabalho nos meridianos sem agulhas através de técnicas como o EFT.

Fundador: Gary Craig
Website


EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)

Terapias de reprocessamento cerebral através do movimento ocular ou dos estímulos bilaterais alternados, visando dessensibilização de cenas que se constituem em memórias traumáticas e sintomas de muitos tipos. O EMDR tem sido validado por pesquisas científicas no mundo todo e seus efeitos são imediatos.

O livro Guérir (ver o site) de David Servan Schreiber, psiquiatra de Pittsburgh, mostra os resultados de várias pesquisas comprovando a eficácia do método EMDR.

Fundadora: Dra. Francine Shapiro
Website: www.emdr.com


Biossíntese

Busca do movimento essencial e espontâneo do cliente para que possa integrar na ação sua maneira de pensar, sentir e ser, quebrando seus padrões repetitivos.

Fundador: Dr. David Boadella
Website: www.biosynthesis.org


Freeze Frame

Método de restauração da coerência cardíaca para controlar estados de stress crônico. Mensuração da coerência e caos dos batimentos cardíacos segundo o método HRV, que mede a variação do ritmo cardíaco, permitindo a avaliação quantitativa do equilíbrio mental e emocional. Utilização autorizada do Heart Rythm Scanner, software para medição de HRV:

Sobre a validação deste método consultar também o livro Guérir (ver o site), de David David Servan Schreiber, psiquiatra de Pittsburgh.

Criação: Hearth Math Institute
Website: www.heartmath.org

 

Self Project Development
PROGRAMA DE FORMULAÇÃO
DE PROJETOS DE VIDA

 Participando deste trabalho comigo você irá incorporar a informação e a habilidade para criar e desenvolver um projeto que dê SENTIDO à sua vida pessoal ou profissional, eliminando as barreiras internas e externas que impedem sua realização.

Se você está passando ou já passou por uma ou mais das  situações abaixo, este programa  pode ser útil a você:

  • Você sonha em mudar seu rumo numa área específica da sua vida: profissional, afetiva, familiar, ainda que esteja bem resolvido em outras áreas.
  • Você se sente esgotado por tentativas de mudança que não se concretizaram.
  • Você está dividido entre várias opções possíveis, neste momento de sua vida.
  • Você não encontra tempo para pensar e fazer algo para mudar as coisas.
  • Por vezes você se sente confuso sobre o que realmente quer fazer e o que acha que consegue. 
  • Sua baixa auto-estima e auto-confiança às vezes lhe fazem pensar que não adianta querer mais do que você já tem.
  • Você está desmotivado para a rotina do seu dia-a-dia. 
  • Você se sente ansioso, deprimido ou desenergizado.
  • Você está passando por algum tipo de crise, pela perda de algo ou alguém importante.
  • Você tem alguns sintomas que bloqueiam suas tentativas de desenvolver um novo projeto ou de realizar um projeto em que já está engajado.

Como eu vejo a questão dos nossos projetos de vida. 


T
odos nós, de uma forma ou de outra, temos sonhos de mudanças, para melhor. Podem ser mudanças em nossa vida profissional ou na vida afetiva, em nossa família, e assim por diante.

Na virada do ano sempre nos dizemos: "Neste ano eu realizo isso, ou aquilo"...

Sabemos que a maioria de nossos sonhos não se transforma em realidade, apesar das nossas sinceras intenções. 

Isto porque geralmente não há uma formulação das intenções sob a forma de um projeto claro e muito menos um monitoramento sistemático e consistente do seu andamento.
O hábito e a inércia ganham sempre de nossas melhores intenções de renovação, mesmo que estas sejam imperiosas em nossa vida, para crescermos e evoluirmos.

Além dos projetos a que nos referimos, que são de melhoria e de crescimento, há momentos em que passamos por uma crise pessoal que demanda urgentemente um projeto para superá-las.

Criando e monitorando projetos pessoais é possível transformar sonhos em realidades.

Ajudar as pessoas a identificar os sonhos que podem ser transformados em projetos, bem como a criar, reformular e monitorar seus projetos pessoais é o objetivo do programa Self Project Development.

Através dos recursos que utilizo no programa, eu posso auxiliar você a superar as dificuldades e a formular o projeto pessoal que o fará sentir-se realizado.


Para marcar uma consulta, mande um e-mail para mim, clicando aqui.