Minha formação e biografia


Minha formação universitária foi em Ciências Sociais, pela USP, onde defendi tese de mestrado.

Fiz meu doutorado também pela Universidade de São Paulo. Minha tese envolveu História Social, História Oral e Psicanálise, sob a ótica clínica winnicottiana. O caráter multidisciplinar de meu trabalho foi ressaltado pelo Prof. Dr. Gilberto Safra, do Instituto de Psicologia da USP e membro da banca examinadora, que frisou que a tese poderia ter sido defendida no Departamento de Psicanálise.

A tese de doutorado aborda o registro do tratamento de um clã familiar que imigrou durante a segunda guerra, fugindo do nazismo. Traumas, humilhações, conflitos, abusos sexuais, foram sendo elaborados a partir das narrativas biográficas dos membros desta família, que puderam refazer seus projetos pessoais a partir do meu (nosso) projeto de pesquisa.

Fui professora universitária na USP e na ESPM. Trabalhei no Grupo Abril, na área de pesquisa e análise de mercado, da qual fui diretora. Atuei também através de empresa própria de pesquisa de mercado.

Desde 1990 venho atuando como psicoterapeuta e supervisora em minha clínica particular. Paralelamente desenvolvo trabalhos de consultoria pessoal e organizacional junto a indivíduos, empresas e instituições.

Entre as minhas formações estão: EMDR, TFT, BSFF, TAT, EFT (Emotional Freedom Techniques), Psicanálise winnicottiana, Hipnose Eriksoniana, Análise Bioenergética, Biossíntese, Terapia Breve Sistêmica, Terapia Crâneo Sacral , Constelações Familiares e Organizacionais. Sou também certificada em Project Management, pela Boston University.

A partir destes estudos e da minha prática clínica, criei minha própria abordagem focada no projeto pessoal (o Self Project Management) que constitui uma adaptação original dos procedimentos clínicos tradicionais às demandas do estilo de vida contemporâneo.

Fui diretora e professora do Instituto de Bioenergética de São Paulo e sou membro do Conselho Editorial do Instituto Sobornost, dirigido pelo Prof. Dr. Gilberto Safra, do Instituto de Psicologia da USP e da PUC-SP.

Sou também colaboradora de Gary Craig, fundador do EFT,  participando regularmente de workshops e trabalhos terapêuticos com esta instituição, nos Estados Unidos.

 

Self Project Development
PROGRAMA DE FORMULAÇÃO
DE PROJETOS DE VIDA

 Participando deste trabalho comigo você irá incorporar a informação e a habilidade para criar e desenvolver um projeto que dê SENTIDO à sua vida pessoal ou profissional, eliminando as barreiras internas e externas que impedem sua realização.

Se você está passando ou já passou por uma ou mais das  situações abaixo, este programa  pode ser útil a você:

  • Você sonha em mudar seu rumo numa área específica da sua vida: profissional, afetiva, familiar, ainda que esteja bem resolvido em outras áreas.
  • Você se sente esgotado por tentativas de mudança que não se concretizaram.
  • Você está dividido entre várias opções possíveis, neste momento de sua vida.
  • Você não encontra tempo para pensar e fazer algo para mudar as coisas.
  • Por vezes você se sente confuso sobre o que realmente quer fazer e o que acha que consegue. 
  • Sua baixa auto-estima e auto-confiança às vezes lhe fazem pensar que não adianta querer mais do que você já tem.
  • Você está desmotivado para a rotina do seu dia-a-dia. 
  • Você se sente ansioso, deprimido ou desenergizado.
  • Você está passando por algum tipo de crise, pela perda de algo ou alguém importante.
  • Você tem alguns sintomas que bloqueiam suas tentativas de desenvolver um novo projeto ou de realizar um projeto em que já está engajado.

Como eu vejo a questão dos nossos projetos de vida. 


T
odos nós, de uma forma ou de outra, temos sonhos de mudanças, para melhor. Podem ser mudanças em nossa vida profissional ou na vida afetiva, em nossa família, e assim por diante.

Na virada do ano sempre nos dizemos: "Neste ano eu realizo isso, ou aquilo"...

Sabemos que a maioria de nossos sonhos não se transforma em realidade, apesar das nossas sinceras intenções. 

Isto porque geralmente não há uma formulação das intenções sob a forma de um projeto claro e muito menos um monitoramento sistemático e consistente do seu andamento.
O hábito e a inércia ganham sempre de nossas melhores intenções de renovação, mesmo que estas sejam imperiosas em nossa vida, para crescermos e evoluirmos.

Além dos projetos a que nos referimos, que são de melhoria e de crescimento, há momentos em que passamos por uma crise pessoal que demanda urgentemente um projeto para superá-las.

Criando e monitorando projetos pessoais é possível transformar sonhos em realidades.

Ajudar as pessoas a identificar os sonhos que podem ser transformados em projetos, bem como a criar, reformular e monitorar seus projetos pessoais é o objetivo do programa
Self Project Development
.

Através dos recursos que utilizo no programa, eu posso auxiliar você a superar as dificuldades e a formular o projeto pessoal que o fará sentir-se realizado.


Para marcar uma consulta, mande um e-mail para mim, clicando aqui.